Recentemente surgiu um pesquisa do IBGE que mostrou que o brasileiro ocupa com a leitura, em média, apenas 6 minutos por dia, enquanto por outro lado, gasta 2h35min na frente da televisão. Portanto, ainda somos um dos países que menos lê no mundo!
Isso é muito preocupante se considerarmos que o Brasil é um dos países onde a Igreja Evangélica mais avançou e cresceu nas últimas quatro décadas e, ainda mais preocupante se lembrarmos que desde o seu surgimento lá na Reforma do século XVI, a leitura para livre conhecimento da Bíblia, sempre foi muito incentivada pelos seus líderes. Indo mais pra trás, se analisarmos a Bíblia, o Cristianismo como um todo ,sempre viu a leitura como uma grande virtude nos crentes, conforme podemos ver nos relatos de Lucas sobre os crentes bereanos em Atos 17:11
"Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim."
Ou seja, a leitura sempre foi vista com "bons olhos" por Deus! Mais do que isso, ela é essencial para o crescimento do cristão e a sua escassez ou ausência é condenada por Jesus: "Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus." Mateus 22:29
Se o Brasil lê pouco, não é difícil chegar à conclusão que o povo de Deus (que está dentro dele) também está!
A necessidade de o crente ler com afinco a Bíblia é tão óbvia, que é uma vergonha isso ter que ser incentivado e relembrado em nosso meio em pleno século XXI! Mas o contexto social de nosso país em relação à leitura, infelizmente o faz necessário.
A Bíblia tem que ser o primeiro livro da nossa lista, mas isso não quer dizer que precisa ser o único!
Ouve um tempo que por causa fundamentalismo religioso, todas as outras escrituras baseadas na Bíblia porém fora dela, foram duramente rejeitadas pelo povo evangélico. Felizmente (pelo que eu soube) a coisa só viria a mudar a partir dos anos 60-70, quando uma enxurrada de livros cristãos entrou no país!
Não se deixe levar pelo radicalismo: há muita literatura religiosa proveitosa e eu vim a conhecer também a pouco tempo!
Tenho sido enormemente edificada por elas também, e assim como nos tempos de Paulo, Pedro, João, Tiago e Judas, homens e mulheres de Deus também têm sido inspirados pelo Espírito Santo para escrever.
Mas por outro lado, em nenhuma outra categoria é preciso ter mais cautela com o que se lê.
Muitas heresias tremendas se propagaram através de livros também, o que requer que você busque a opinião de pessoas de sua confiança, pessoas capacitadas e instruídas por Deus pra você não engolir "buchas heréticas", pois não serão de proveito nenhum pra sua edificação e só te trarão dúvidas e confusões.
No próximo post trarei uma lista dos livros que li e estou lendo. Livros que todo o cristão não pode deixar de ler! Uns são clássicos outros pouco conhecidos, mas ambos são muito bons.
Abraços da Mary. Paz!