quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Sugestão literária (10 melhores livros cristãos)


No post anterior, prometi que traria uma lista de sugestões de livros cristãos que acredito eu, todos os que crêem em Deus(ou ainda não)deveriam ler algum dia. 
Se você for evangélico, não se surpreenda por Santo Agostinho estar nesta lista. Ele foi um teólogo cristão muito valioso e contribuiu muito para que o Cristianismo chegasse tal como é a nós aqui do Ocidente. Portanto, leia sem medo e sem preconceito, que você amigo(a) não irá se arrepender de modo algum!
       
1-Cristianismo Puro e Simples(C.S. Lewis)
2-Em Seus Passos O Que Faria Jesus?(Charles Sheldon)
3-Heróis da Fé-20 Homens Extraordinários(Orlando Boyer)
4-Confissões(Santo Agostinho de Hipona)
5-O Poder Através da Oração(E.M.Bounds)
6-Cartas De Um Diabo a Seu Aprendiz(C.S.Lewis)
7-Decepcionado Com Deus(Philip Yancey)
8-Crer É Também Pensar(John Sttot)
9-A Bíblia E O Futuro(Anthony Hoekema)
10-Aliviando a Bagagem(Max Lucado)

Obs: Talvez nem todos concordem com a ordem, e na verdade, isso não é mesmo importante: importante é que você os leia! Outros talvez não concordem como fato de haver somente 10. Isso é natural. Eu gostaria de fazer um top 100, pois tem alguns livros que ficaram de fora e outros que nem cheguei a ler, mas gostaria assim que pudesse.

Abraços da Mary. Paz!

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Povo de Deus: um povo que lê


Recentemente surgiu um pesquisa do IBGE que mostrou que o brasileiro ocupa com a leitura, em média, apenas 6 minutos por dia, enquanto por outro lado, gasta 2h35min na frente da televisão. Portanto, ainda somos um dos países que menos lê no mundo! 
Isso é muito preocupante se considerarmos que o Brasil é um dos países onde a Igreja Evangélica mais avançou e cresceu nas últimas quatro décadas e, ainda mais preocupante se lembrarmos que desde o seu surgimento lá na Reforma do século XVI, a leitura para livre conhecimento da Bíblia, sempre foi muito incentivada pelos seus líderes. Indo mais pra trás, se analisarmos a Bíblia, o Cristianismo como um todo ,sempre viu a leitura como uma grande virtude nos crentes, conforme podemos ver nos relatos de Lucas sobre os crentes bereanos em Atos 17:11 
"Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim."
Ou seja, a leitura sempre foi vista com "bons olhos" por Deus! Mais do que isso, ela é essencial para o crescimento do cristão e a sua escassez ou ausência é condenada por Jesus: "Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus." Mateus 22:29
Se o Brasil lê pouco, não é difícil chegar à conclusão que o povo de Deus (que está dentro dele) também  está! 
A necessidade de o crente ler com afinco a Bíblia é tão óbvia, que é uma vergonha isso ter que ser incentivado e relembrado em nosso meio em pleno século XXI! Mas o contexto social de nosso país em relação à leitura, infelizmente o faz necessário.
A Bíblia tem que ser o primeiro livro da nossa lista, mas isso não quer dizer que precisa ser o único!
Ouve um tempo que por causa fundamentalismo religioso, todas as outras escrituras baseadas na Bíblia porém fora dela, foram duramente rejeitadas pelo povo evangélico. Felizmente (pelo que eu soube) a coisa só viria a mudar  a partir dos anos 60-70, quando uma enxurrada de livros cristãos entrou no país!
Não se deixe levar pelo radicalismo: há muita literatura religiosa proveitosa e eu vim a conhecer também a pouco tempo!
Tenho sido enormemente edificada por elas também, e assim como nos tempos de Paulo, Pedro, João, Tiago e Judas, homens e mulheres de Deus também têm sido inspirados pelo Espírito Santo para escrever.
Mas por outro lado, em nenhuma outra categoria é preciso ter mais cautela com o que se lê.
Muitas heresias tremendas se propagaram através de livros também, o que requer que você busque a opinião de pessoas de sua confiança, pessoas capacitadas e instruídas por Deus pra você não engolir "buchas heréticas", pois não serão de proveito nenhum pra sua edificação e só te trarão dúvidas e confusões.
No próximo post trarei uma lista dos livros que li e estou lendo. Livros que todo o cristão não pode deixar de ler! Uns são clássicos outros pouco conhecidos, mas ambos são muito bons.

Abraços da Mary. Paz!




domingo, 8 de dezembro de 2013

Que rastro estamos deixando ? Mandela e a Bíblia




Os noticiários nas rádios, TVs e redes socais nessa semana deram todo o destaque ao falecimento do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, mais conhecido por seus compatriotas como "Madiba".
 Mas alguns contratempos e dissabores de sua vida, bem como a frase acima destacada me chamaram a atenção. 
Mandela, foi um homem que lutou contra a segregação racial em seu país, foi preso pelo governo da época num julgamento no mínimo obscuro. A revolta da população negra(a maioria) crescia em todo o país e uma sangrenta guerra civil se desenhava. Mandela foi solto e posteriormente, chegou ao poder. Agora tudo podia acontecer: Mandela manteria sua filosofia de não-agressão ou agora com o poder em suas mãos "chutaria o pau da barraca"? Se a segunda opção fosse a sua escolha, Mandela teria a oportunidade de iniciar uma grande gerra civil, comandar um massacre contra os brancos(minoria racial) e instaurar uma ditadura vitalícia na África do Sul. Aos olhos de muitas pessoas, não seria nada mais justo, afinal foram eles(brancos) os responsáveis pelos seus 27 anos de confinamento e pelo sofrimento e morte de seus melhores amigos e compatriotas! Mas é aí que entra um importante acontecimento na história daquele país: Mandela pediu a não-violência dos negros aos brancos e "acalmou os ânimos". Apesar de todo o seu sofrimento estar ainda fresco em sua memória. Lembrando assim o que diz Paulo em Romanos 12:17 
    "A ninguém torneis mal por mal; mas procurai as coisas honestas, perante todos os homens." 
Talvez Mandela desconhecesse a Bíblia em sua totalidade, mas olhando sua trajetória podemos pegar algumas coisas boas  e tomarmos como lição à luz da Palavra. Quantas vezes nós cristãos, como conhecedores do amor de Deus, nos esquecemos de pôr em prática princípios tão elementares como esse, não é mesmo? Eu e você precisamos partir pra ação, ainda que todos os motivos e circunstâncias estejam a nosso favor. 
Outro ponto interessante é a sua frase do início do post:
    "Você não é amado porque você é bom. Você é bom porque é amado." 
E de fato, somos amados, mas amados por Deus e é isso que nos faz "bons"! Não no sentido literal da palavra, mas no sentido de termos a chance de nos tornarmos Filhos de Deus, amados, transformados e reconciliados com o Pai. 
Foi Ele que nos amou primeiro, como diz em  1 João 4:19
          "Nós o amamos porque ele nos amou primeiro." 
Isso ocorreu pela Graça! Ele não nos amou por termos tido merecimento ou por sermos "bons". Não há nada que eu e você possamos fazer para sermos amados, aceitos ou escolhidos. Isso vem unicamente de Deus. E por causa disso somos tão especiais!
Mandela não foi um homem perfeito como os telejornais hoje pintam por aí: teve casamentos conturbados, foi questionado pelos seus próprios partidários, fez alianças políticas com ditadores polêmicos, etc...mas podemos reter o que da sua vida ele deixou de bom e seguirmos deixando um rastro de perdão, superação, tolerância e amor. 

Abraços da Mary






Recalcitrar contra os aguilhoes

Blog do Juki: Recalcitrar contra os aguilhoes
Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões." At 26.14 


    
Por muito tempo essa frase de Jesus me pareceu uma das mais enigmáticas da Bíblia. Porém ao pesquisar o seu significado me deparei com várias versões de dicionário e por fim, achei um belo texto de um rapaz que além de esclarecer o significado literal, traz à luz sua aplicação na minha e na sua vida! Deus te edifique com essa palavra:

"E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me falava, e em língua hebraica dizia: SauloSaulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões." At 26.14
O que significa recalcitrar contra os aguilhões ?
Recalcitrar: desobedecer, resistir, teimar
Aguilhão : é um espeto de ferro, de bronze ou de prata, com o qual os pastores de gado de grande porte tocavam o rebanho, um touro bravo feria-se muito, quando enfrentava o aguilhão.


Jesus quis dizer a Saulo que apesar de ter toda autoridade constituída pelos homens, seria duro para ele resistir, enfrentar, aquele que pode todas as coisas.Saulo tinha autorização dos principais dos sacerdotes para prender os cristãos, porém quando o querer de Deus entra em jogo é inútil todo o esforço ou poder humano.
Nessa passagem bíblica, Saulo relatava o fato ocorrido alguns capítulos antes (cap. 9) quando ocorre seu encontro e conversão.
Existem algumas lições sobre adoração que podemos aprender com essa história :

1-Adorar consiste em contemplar ao Senhor
“...vi no caminho uma luz do céu, que excedia o esplendor do sol, cuja claridade me envolveu a mim e aos que iam comigo.”v.13
Saulo viu uma luz mais forte que a luz do sol. Foi o seu encontro com o criador. Cada adorador tem também o seu encontro particular com Deus. Onde são abertos os nossos olhos espirituais, onde o que é espiritual se apresenta a nós.
2-Cair na realidade da nossa condição humana“E, caindo nós todos por terra..” v.14
Saulo caiu. Nós quando contemplamos o Senhor, caímos na realidade da nossa condição humana, percebemos nossa limitação, nossos pecados e o quanto dependemos de Deus. O quanto Ele é Santo e nós pecadores.

3- Conhecer ao Senhor
"disse eu: Quem és, Senhor? E ele respondeu: Eu sou Jesus, a quem tu persegues "v.15
Saulo perguntou e logo descobriu que era Jesus. Nesse momento ele não só conhece ao Senhor mas ao mesmo instante prova um pouco do seu poder, foi na mesma hora impactado pelo poder de Jesus. Assim como nós adoradores, quando conhecemos a Jesus somos impactados pelo poder dele em nossas vidas. Esse encontro gera uma mudança no nosso interior.
4- Ouvir a sua voz...ouvi uma voz que me falava, e em língua hebraica dizia:SauloSaulo, por que me persegues? Dura coisa te é recalcitrar contra os aguilhões. v.14
Paulo ouviu uma voz o chamando. Os adoradores também ouvem a voz do mestre. Conhecemos ao Senhor e após isso ouvimos a sua voz, entendemos o seu chamado para nossas vidas.

5- Obedecer à voz do Senhor
Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco AT 9.8
O adorador não somente ouve a voz do mestre, mais obedece. Perceba que Paulo obedeceu e nesse momento ele estava cego. Teve que ser guiado. Da mesma maneira o adorador após conhecer o mestre, ouvir a sua voz, obedece a voz do seu Senhor, ainda que haja dificuldades no caminho, ainda que seja necessário pedir ajuda, ainda que seja humilhado, ele simplesmente obedece a voz do seu Senhor.
6- Tornar-se um missionário“....anunciei primeiramente aos que estão em Damasco e em Jerusalém, e por toda a terra da Judéia, e aos gentios, que se emendassem e se convertessem a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento." At26.20
Agora Saulo tinha se tornado um missionário. Um enviado de Deus. Todo adorador que ouve a voz do mestre e obedece se torna um missionário, um evangelizador. Se não conseguimos anunciar o evangelho é porque nos falta algo. Repare que ele diz que primeiro anunciou aos que estavam em Damasco. Assim todo adorador deve começar a evangelizar onde esta. Na rua própria casa, no local de trabalho aos vizinhos para depois ir além das fronteiras. Pedindo as pessoas para que se arrependam e pratiquem obras dignas.

7- Permanecer e dar testemunho digno
“Mas, alcançando socorro de Deus, ainda até ao dia de hoje permaneço dando testemunho tanto a pequenos como a grandes....
Paulo depois de se converter permanecia fiel.
O adorador permanece na fé, e dá testemunho! Tanto nas coisas pequenas como nas grandes.


Antes de terminar este estudo, gostaria de dizer algo que acho muito importante :
Jesus não veio humilhar a Saulo!
Apesar de sua aparição ter tirado toda a autoridade que Saulo tinha, dada inclusive dos principais dos sacerdotes, e de ficar claro que todo o poderio e autoridade constituída pelo homem diante daquele que tudo pode é arma inútil, essa não era a intenção de Cristo. Pois a bíblia relata Jesus dizendo:

“....te apareci por isto, para te pôr por ministro e testemunha; Livrando-te..., te envio, Para lhes abrires os olhos, e das trevas os converteres à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão de pecados, e herança entre os que são santificados pela fé em mim v.16

Uma vez convertidos, que nós possamos praticar diariamente essas lições e dar sempre testemunho seja nas pequenas ou nas grandes coisas.
Deus abençoe a todos!