domingo, 8 de dezembro de 2013

Que rastro estamos deixando ? Mandela e a Bíblia




Os noticiários nas rádios, TVs e redes socais nessa semana deram todo o destaque ao falecimento do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, mais conhecido por seus compatriotas como "Madiba".
 Mas alguns contratempos e dissabores de sua vida, bem como a frase acima destacada me chamaram a atenção. 
Mandela, foi um homem que lutou contra a segregação racial em seu país, foi preso pelo governo da época num julgamento no mínimo obscuro. A revolta da população negra(a maioria) crescia em todo o país e uma sangrenta guerra civil se desenhava. Mandela foi solto e posteriormente, chegou ao poder. Agora tudo podia acontecer: Mandela manteria sua filosofia de não-agressão ou agora com o poder em suas mãos "chutaria o pau da barraca"? Se a segunda opção fosse a sua escolha, Mandela teria a oportunidade de iniciar uma grande gerra civil, comandar um massacre contra os brancos(minoria racial) e instaurar uma ditadura vitalícia na África do Sul. Aos olhos de muitas pessoas, não seria nada mais justo, afinal foram eles(brancos) os responsáveis pelos seus 27 anos de confinamento e pelo sofrimento e morte de seus melhores amigos e compatriotas! Mas é aí que entra um importante acontecimento na história daquele país: Mandela pediu a não-violência dos negros aos brancos e "acalmou os ânimos". Apesar de todo o seu sofrimento estar ainda fresco em sua memória. Lembrando assim o que diz Paulo em Romanos 12:17 
    "A ninguém torneis mal por mal; mas procurai as coisas honestas, perante todos os homens." 
Talvez Mandela desconhecesse a Bíblia em sua totalidade, mas olhando sua trajetória podemos pegar algumas coisas boas  e tomarmos como lição à luz da Palavra. Quantas vezes nós cristãos, como conhecedores do amor de Deus, nos esquecemos de pôr em prática princípios tão elementares como esse, não é mesmo? Eu e você precisamos partir pra ação, ainda que todos os motivos e circunstâncias estejam a nosso favor. 
Outro ponto interessante é a sua frase do início do post:
    "Você não é amado porque você é bom. Você é bom porque é amado." 
E de fato, somos amados, mas amados por Deus e é isso que nos faz "bons"! Não no sentido literal da palavra, mas no sentido de termos a chance de nos tornarmos Filhos de Deus, amados, transformados e reconciliados com o Pai. 
Foi Ele que nos amou primeiro, como diz em  1 João 4:19
          "Nós o amamos porque ele nos amou primeiro." 
Isso ocorreu pela Graça! Ele não nos amou por termos tido merecimento ou por sermos "bons". Não há nada que eu e você possamos fazer para sermos amados, aceitos ou escolhidos. Isso vem unicamente de Deus. E por causa disso somos tão especiais!
Mandela não foi um homem perfeito como os telejornais hoje pintam por aí: teve casamentos conturbados, foi questionado pelos seus próprios partidários, fez alianças políticas com ditadores polêmicos, etc...mas podemos reter o que da sua vida ele deixou de bom e seguirmos deixando um rastro de perdão, superação, tolerância e amor. 

Abraços da Mary






Nenhum comentário:

Postar um comentário